Resenha - A culpa é das Estrelas


Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante – o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos -, o ultimo capítulo da sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.


Eu disse pra vocês (inclusive postei no Instagram) que eu havia ganhado esse livro do Mateus, e iria resenha-lo logo para vocês. Como promessa é dívida, aqui vai a resenha. Não me culpem se por algum motivo, eu fizer uma análise do livro, realmente fiquei um pouco decepcionada ao escrever uma carta para o Tio John e ler no início que não adiantaria de fato algum descobrir se há fatos reais por trás de uma história fictícia, mas não tenho culpa se vou escrever ela assim mesmo né?

O livro de John Green, fugiu de quase todos os “padrões” que eu achava que teria. Exceto, pelo fato de ser um livro pelas mãos de um excelente escritor norte-americano. Hazel Grace – só Hazel, em toda a sua juventude, tem medo de ser como uma granada, como vários outros jovens por ai. Mas na verdade, ela mesma não percebe, que um dia, realmente todos se vão, e que alguns infinitos são maiores que os outros.
Augustus Waters sabia disso. Jovem, inteligente e bonito, gostaria de ser lembrado mesmo depois de sua morte. O que realmente me fez entender, que John te faz criar expectativas que acabam por não acontecer, mas sim, tudo o que você não esperava acontece, com em uma reviravolta no meio da história. Hazel e Gus, não vivem felizes para sempre, mas seus infinitos foram suficientes para que estivessem sempre na memória.
Simplesmente, o autor sabe como colocar as vírgulas nos seus devidos lugares, fazendo com que o leitor chore e sinta as emoções tentando compreender o final. Digo isso por experiência própria, pois não consegui dormir, sem realmente conseguir descobrir o que aguardava no próximo virar de páginas.  
No final acabei com algumas perguntas assim com Hazel e Augustus: O que acontece com eles? Cabe a vocês lerem e tirarem suas próprias conclusões. E Augustus, vou me lembrar de você até a minha morte, não se esqueça.

Aconselho a todos vocês lerem, e é claro, não esqueçam de comentar sobre o que acharam, aliás, é sempre bom trocar algumas ideias literárias. Até mais. 



24 comentários

  1. ontem fui numa feira do livro num shopping da minha cidade, mas acabei não trazendo esse livro, escolhi o teorema de katherine em vez desse. sua resenha só fez aumentar minha vontade de lê-lo, espero nao demorar tanto pra comprá-lo <3
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nháááá! Tomara que goste tanto quanto eu ♥ Ele vai ficar na prateleira dos preferidos ^^

      Excluir
  2. Comecei a ler. Fiz o download pra ver como era a história, e parei de ler porque TENHO que comprar esse livro. Pelo pouco que li dele, e pelas resenhas que já vi, ele vale MUITO a pena!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Ele é daqueles que te deixam nos favoritos ♥ Tô com ele e o Pequeno Principe agora hihi

      Excluir
  3. Alguns infinitos são maiores que outros... Essa frase nunca vou esquece-la,Hazel e o Gus me deram vida,fez eu acreditar que as dores são para serem sentidas e a morte não é o final,é apenas o começo de uma longa vida!
    Parabéns pela resenha,eu já li esse livro umas quatro vezes e acredita que não consigo fazer uma resenha digna,não encontro palavras para expressar o quanto que esse livro foi maravilhoso para mim.
    Beijos da Nana do Fome e Vontade de Ler....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes a gente consegue falar, mas não consegue escrever. Custei pra fazer essa ai, fazendo a minha opinião, (aliás, soltei só um pouquinho de spoiler) pra não estragar a leitura das outras pessoas curiosas como eu. Obrigada por comentar ♥

      Excluir
  4. Eu curto muito essa estoria não chorei mas tem partes bem tristes, fiquei chocada com o que acontece com o Gus conforme eu lia não imaginava que ia ter uma reviravolta na estabilidade dele, oh vida né, amo a Hazel e o garoto com problema na visão que eu esqueci o nome

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei imaginar o que aconteceria depois com eles. Isaac e Hazel morrem? Se sim, vão encontrar Gus? aawn ;S

      Excluir
  5. Adorei a resenha, quero muito comprar esse livro!

    To sorteando uma paleta de 168 cores de sombra la no blog, vem?
    Beijinhos,

    BLOG

    FANPAGE

    ResponderExcluir
  6. Eu estou completamente louca para ler esse livro. Cada vez que ouço falar/leio algo sobre ele, é algo bom! Parece passar uma mensagem muito bonita, adoro livros assim! John Green parece ser uma grande revelação no mundo literário, né?!
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, queria poder ler os outros dele agora. Acabei me apaixonando, apesar de imaginar milhões de coisas pro final ^^

      Excluir
  7. Todo mundo falando desse livro do John Green. Eu tô alucinada demais para ler e aqui eu quase não acho mais :(! Agora que li a resenha fiquei com maaaais vontade ainda de ler!!!

    www.estilosdecarol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline Martins, não deixe de ler. Ele é realmente bom. Recomendo ^^

      Excluir
    2. Encomenda pela internet, Caroline!
      Ps.: Adoro pessoas como o nome Caroline, muito maneiro de falar o nome, outro nível. QQ

      Excluir
    3. Bianca UHAUAHUAHAU Eu gosto de Catarine e Caroline. Que acha?

      Excluir
  8. Já tinha curtido a publicação lá pelo face, agora vim comentar. É semana de eu dar uns rolês nos blog, então vamos lá. kkk
    Jonh Green é um dos melhores autores internacionais com que já tive "contato". Depois de ler "O teorema Katherine"", "A culpa é das Estrelas" e "Quem é você, Alasca?" cheguei a seguinte conclusão: Não se apegue a personagem algum! E muito menos vá com o seu pensamento de "Ah, ele não vai fazer nada a esse personagem, ele é o protagonista, oras...", por que, meu bem... Ele vai sim! Ele com toda a certeza que possa existir no universo vai dar os paranauês da literatura e dar um jeito de atingir seu ponto mais profundo de afeto por aquele "seu" personagem favorito!
    E outra coisa! Nem se atreva a dizer que conhece o personagem, que os entende, que sabe o que eles vão fazer. VOCÊ NÃO SABE! Você ACHA que sabe e é isso que o Green quer, que você ACHE tudo.
    Ele é mal, mas que o lobo mal. u.u
    Enfim, aquilo ali ao lado de "A música do Coração" o que é? *-*
    Resenha maravilhosa, Gê (te chamar de Gê, eu posso. Afinal, vamos gravar um cd juntas mesmo.). Escreveu muito bem e creio eu que não soltou nenhum spoiler significante e o que soltou, passou despercebido (pelo menos para quem não leu ainda o livro). <3
    Vou ficar acompanhando mais por aqui, quando vamos ter uma promoção? Eu quero ganhar coisas, por favor, né? kkk
    ps.: Quero nem saber, vou entrar pra esse seu top comentaristas.
    ps².: Vejo suas unhas no reflexo da foto. muahahaha Laranjas, vermelhas, sei lá. kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Biancaaaaaaaaa, aquilo ali do lado, ou são meus marcadores que ganhei da Batman na Bienal, ou é os dedos gordos da Batman me atrapalhando tirar foto ( que é o seu ps²). kkkkkkkkkkk Já vem me pedindo coisas Bianca? Desse jeito não dá '-' Breve vou fazer uma promoção aqui, só por sua causa rum! Obrigada pelo comentário e fique a vontade, porque a casa é sua :DDD

      Excluir
    3. kkkkkkkk
      Como não dá? Claro que dá! Se vira. '-'
      Vou ficar a vontade mesmo. <3

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkk vou me virar. Livros serve? u.u

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. É um livro realmente encantador, com uma história cativante, gostei bastante! *-*
    Ansiosa pelo filme *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooba! Também estou bem ansiosa para o filme hihi ♥

      Excluir

Topo