Resenha - 64 contos de Rubem Fonseca


Olá galera! Antes de tudo, queria agradecer o carinho de vocês ao menu novo livro, Pequenas doses de uma Nerd. Obrigada pelas ligações, mensagens, e-mais e recados. Outra novidade, é que eu acabei criando um instagram pro blog. Se você quiser seguir, é só clicar. Vamos agora, a resenha que eu prometi.


“Grão-mestre do conto brasileiro contemporâneo, Rubem Fonseca afirmou-se - de 'Os prisioneiros' e 'A coleira do cão a Pequenas criaturas' - como narrador de situações extremas, marcadas pela violência e pelo erotismo. Em contos como 'Feliz ano novo', 'Passeio noturno' e 'O cobrador', o escritor carioca produz curto-circuitos que desnudam personagens de todas as origens e pretensões sociais e põem marginais e figurões em pé de igualdade. Avesso ao sentimentalismo e à cor local, Rubem Fonseca inspira-se na economia do cinema e na literatura de escritores como Ernest Hemingway e Isaac Bábel para forjar uma dicção própria e inconfundível. Mais que isso, o autor traz para o seu próprio estilo a contundência e o desencantamento dos ambientes e heróis de que se ocupa.”

Novamente, mais um livro que me surpreende desde o início até o final. Foi emprestado pelo meu professor Lucas Esperança, juntamente com o livro de Agualusa, (que breve farei a resenha detalhada). Desde a introdução de Tomas Eloi Martinez ao último ponto desta fenomenal antologia de contos, o autor e o leitor flanam pelo que se tem de melhor na atual literatura contemporânea brasileira. As narrativas, os contextos, os delitos, as interrogações, os desejos e o medo caminham entre os fragmentos literários de Rubem Fonseca.
Um ótimo livro para se ler em uma noite sem sono, porém, não é aconselhável ler na cama, pelo fato de ser muito pesado, aliás, são 800 páginas de muita condensação, no que há de melhor do escritor. Violência, urbanismo, sexo, limites humanos, absurdos. Tudo está aí, capaz de prender a atenção por horas.
Lendo Fonseca descobrimos que a literatura brasileira pode ser de vanguarda. Não são simples histórias policiais. São cenas cotidianas temperadas com "licença poética". Um livro para se ler & reler.


Trecho: Do conto "Feliz Ano Novo"

Puxamos um Opala. Seguimos para os lados de São Conrado. Passamos várias casas que não davam pé, ou tavam muito perto da rua ou tinham gente demais. Até que achamos o lugar perfeito. Tinha na frente um jardim grande e a casa ficava lá no fundo, isolada. A gente ouvia barulho de música de carnaval, mas poucas vozes cantando. Botamos as meias na cara. Cortei com a tesoura os buracos dos olhos. Entramos pela porta principal.
Eles estavam bebendo e dançando num salão quando viram a gente.
É um assalto, gritei bem alto, para abafar o som da vitrola. Se vocês ficarem quietos ninguém se machuca. Você aí, apaga essa porra dessa vitrola!
Pereba e Zequinha foram procurar os empregados e vieram com três garçons e duas cozinheiras. Deita todo mundo, eu disse.

Contei. Eram vinte e cinco pessoas. Todos deitados em silêncio, quietos, como se não estivessem sendo vistos nem vendo nada.

Espero que gostem :)

6 comentários

  1. Adoro contos, e tem escritores nacionais que sabem escrever muito bem eles.
    adorei a postagem e me deu vontade de ler todos
    hsukahsa

    vou procurar na internet,


    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Garota Agridoce! realmente, procure esse maravilhoso livro e experimente haha ♥

      Excluir
  2. Awn, já li a maioria dos contos do Rubem Fonseca, ele é O cara e as pessoas precisam valorizar nossos escritores, temos ícones na área dos contos e crônicas também (meus dois gêneros favoritos) rs Adorei a indicação, me deu vontade de ler novamente rs <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Fran, foi meu professor que me emprestou. Agualusa já leu? Vou fazer a resenha dele aqui depois também ♥

      Excluir
  3. E a cada blog que eu passo , é ais um livro pra lista
    preciso ler esse adoro contos
    mais nunca li nenhum do Rubem Fonseca
    Vlw pela indicação , esse vai pra lista tbm
    bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom Talita. São 800 páginas, mas as melhores ♥

      Excluir

Topo