Recomendo: Diário de um Adolescente Hipocondríaco


Diário de um Adolescente Hipocondríaco

O adolescente hipocondríaco que escreveu esse diário é Peter Payne, um inglês de 14 anos que têm duas irmãs: Sally (a mais velha, 17 anos) e Susie (a mais nova, 12 anos), pais normais, enfim, uma família britânica comum.

Sabemos que a adolescência é uma fase difícil da vida, com muitas mudanças, descobertas e dúvidas; ah as dúvidas, são elas que aterrorizam os pensamentos de Peter, principalmente com relação a sua saúde a as mudanças que ocorrem com o seu corpo. Como esse garoto me fez rir com esse livro! A primeira gargalhada que soltei foi quando a professora de biologia lhe disse que ele estava tendo um ataque agudo de hipocondria, ele começou a perguntar quais eram os sintomas e achou que estava à beira da morte.

Mas simpatizei com o Peter, principalmente por que ele vai atrás de esclarecer todas as suas dúvidas, é obcecado por dicionários de medicina e não faz rodeios para consultá-los. O livro é cheio de curiosidades, tenho que destacar as relacionadas aos números do corpo humano como a quantidade de células, o cálculo do número de vezes que o coração do menino já bateu, a metragem das veias e artérias, e as estatísticas acerca de cada doença que assombra o protagonista.

Peter passa por problemas com espinhas, fraturas, queimaduras causadas pela exposição excessiva ao Sol, odores que seu corpo começa a produzir, e higiene pessoal entre outras coisas; preocupa-se com suas medidas como o peso a altura e é claro, como todo garoto que começa a descobrir a sua sexualidade, o tamanho do seu pênis.


Esse lance da sexualidade é o que realmente marca a adolescência, um dia se repudia o sexo oposto e no dia seguinte ele é tudo o que se deseja; aquela fase da vida em que segurar na mão do doutro nos deixa extremamente nervoso, a ansiedade pelo primeiro beijo, o desejo de ser correspondido.  Peter nutre uma paixão platônica por sua colega de escola Cila; fiquei com tanta pena dele quando ela foi ao cinema com um amigo e não com ele.

Para que o livro não ficasse totalmente voltado aos meninos, os autores Aidan Macfarlane e Ann Mcpherson também escreveram sobre o dia em quem Peter encontra o diário de sua irmã caçula Susie, lá ele passa a conhecer também as dúvidas femininas da adolescência; como a primeira menstruação, o crescimento dos seios e também aquelas que são comuns aos dois, por exemplo: como lidar com o turbilhão de hormônios que surge de repente?

Falando assim até parece que é um livro educativo, se for eu realmente não percebi esse lado, achei que o DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE HIPOCONDRÍACO é informativo, curioso e muito, mas muito engraçado. Creio que o humor da história fica por conta da inocência e do desconhecimento que Peter tem a respeito destas questões, talvez, se eu tivesse lido o livro enquanto estava nessa fase da vida eu encontraria no livro respostas e não graça, é algo que depende mais do perfil do leitor do que do livro em si.

O que posso afirmar com certeza é que Peter Payne é hilário, dei muitas risadas com a sua preocupação em esconder as primeiras penugens do seu futuro bigode, o seu tombo de bicicleta, o seu primeiro porre e o seu primeiro beijo. E quando terminei de ler, fiquei saudosa da minha adolescência, aquela fase da vida que apesar das dúvidas, nos traz menos complicações e responsabilidades do que a vida adulta!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo