Como Escrever um Mistério

Você já quis escrever uma boa história de mistério, mas nunca soube por onde começar? Esses poucos passos devem ajudá-lo a encontrar os elementos básicos necessários para a criação de uma boa obra de mistério, caso você esteja disposto a gastar um pouco de tempo.



Leia histórias de mistério que sejam do gênero que você deseja escrever. 

Algumas histórias boas são as de Sherlock Holmes; as escritas por Agatha Christie; e diversos contos de mistério – preste atenção em detalhes como conversas e eventos cotidianos e tente pensar em um enredo que obedeça a esses fatores. Se necessário, pesquise um pouco sobre o tempo e o lugar em que sua história passará.

Pense em bons personagens principais. 

Você não precisa de muitos personagens – às vezes, dois ou três personagens são suficientes. Tente desenvolver personalidades distintas.

Inclua elementos que desvie a atenção do leitor. 

É aqui que você faz com que um dos suspeitos pareça o criminoso, sendo que tal pessoa é, na verdade, inocente. Você também precisa fazer seus leitores acreditarem que o suspeito é o culpado antes de revelar o verdadeiro criminoso. (Note: Muitas pessoas pensam que essa pessoa suspeita possa ser uma pista enganosa. Isso pode não ser correto).


Escreva o enredo de sua história. 

Caso tenha mais de um enredo, não se preocupe. Escolha aquele que lhe despertar mais interesse e prossiga com ele. Você pode colocar os outros de lado para depois.

Escreva o primeiro rascunho. 

Não tente resolver tudo de uma vez logo de início. O primeiro rascunho servirá para ordenar seus pensamentos e dar estrutura ao mistério.

Edite o primeiro rascunho. 

Se quiser, você pode pedir para que alguém leia o rascunho e lhe dê ideias.

Escreva o segundo rascunho. 

Dessa vez, certifique-se de que alguém o leia. Considere o conselho que seus “leitores-teste” derem. Considere se tais conselhos funcionarão bem com sua história, ou se tal conselho é bom ou não.

Continue escrevendo e editando até achar que o trabalho está bom.


Faça um final crível e não deixe pontas soltas. 

Seus leitores não ficarão felizes com uma história inacabada, a não ser que ela seja propositalmente assim para fazer com que a pessoa busque a sequência da obra.



  • Não se preocupe se a edição lhe tomar muito tempo. Não se esqueça de fazer pausas entre edição e escrita para dar descanso ao cérebro e para desenvolver melhor o enredo em sua mente.
  • Há muitos estilos diferentes de mistério. Seguir o enredo “estereotípico” dos mistérios não é algo tão ruim. O problema não é o tipo de enredo, mas como você o usa. Há mistérios de ‘porta fechada’, de ‘venenos desconhecidos’ e de ‘pistas impossíveis’. Trabalhe com aquilo que preferir, ou invente um novo tipo de enredo. Dar chances para que o leitor resolva o mistério é uma boa ideia.
  • Não se preocupe caso alguém faça uma crítica meio dura. Não leve as coisas para o lado pessoal caso alguém não goste de um ponto principal de seu mistério. Você não precisa mudar a história se quiser. Porém, tente obter o máximo de críticas possível. Diga às pessoas para serem perfeitamente honestas e prepare-se. Não se leve muito a sério.
  • Tente criar personagens realistas: uma boa ideia é basear os personagens em pessoas da vida real. Eles não precisam ser cópias exatas de seus amigos e familiares – na verdade, eles podem ser seus extremos opostos. Certifique-se apenas de criar personagens consistentes.
  • Você não precisa publicar sua história se não quiser – você pode arquivá-la para seu próprio divertimento. Porém, se quiser publicá-la, certifique-se de pesquisar as opções (a não ser que esteja escrevendo algo específico, como trabalhos escolares ou revistas de mistérios). Também é uma boa ideia pesquisar a publicação escolhida para garantir que você saiba qual o estilo dela, etc.
  • Certifique-se de revisar seu trabalho.
  • O final precisa ser “ágil”. Uma explicação longa de causas e efeitos deve ser precedida pelo momento “Eureca!” o tempo todo. De outro modo, ele seria muito chata. Sempre surpreenda o leitor, que está tentando resolver o mistério antes de você revelá-lo.
  • Divirta-se. Não tente escrever por “necessidade”. Tudo bem demorar um pouco para encerrar a história – o que importa é que você a termine.


8 comentários

  1. Reparei que você anda buscando mais mistérios. Há algo a vir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uheauehauhe há sim, mas no momento é trancado a sete chaves :X

      Excluir
  2. Que post maravilhoso, tive que favoritar! Ando escrevendo umas coisas e uma história cresceu com "cara de mistério". De uns tempos pra cá decidi que não ia cobrar uma super obra literária de mim e ando fazendo tudo por diversão, o que é ótimo. Sem pressão, com dicas boas como essas, acho que posso escrever algo bom. Mas por enquanto vou postando num site de fanfics mesmo, até, quem sabe, escrever algo que valha a pena ser publicado.

    raquelcarmim.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, me mande o link assim que possível de seu fanfic. Quero muito ler e torço para virar uma bela publicação. Abraços.

      Excluir
  3. Que blog lindo! Adorei as dicas, são mt boas. Bjs
    Papos da Kah

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas!

    Seguindo aqui. ♥
    Beijos,
    Isa.
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir

Topo