Você já quis escrever uma boa história de mistério, mas nunca soube por onde começar? Esses poucos passos devem ajudá-lo a encontrar os elementos básicos necessários para a criação de uma boa obra de mistério, caso você esteja disposto a gastar um pouco de tempo.
Leia histórias de mistério que sejam do gênero que você deseja escrever.
Algumas histórias boas são as de Sherlock Holmes; as escritas por Agatha Christie; e diversos contos de mistério – preste atenção em detalhes como conversas e eventos cotidianos e tente pensar em um enredo que obedeça a esses fatores. Se necessário, pesquise um pouco sobre o tempo e o lugar em que sua história passará.
Pense em bons personagens principais.
Você não precisa de muitos personagens – às vezes, dois ou três personagens são suficientes. Tente desenvolver personalidades distintas.
Inclua elementos que desvie a atenção do leitor.
É aqui que você faz com que um dos suspeitos pareça o criminoso, sendo que tal pessoa é, na verdade, inocente. Você também precisa fazer seus leitores acreditarem que o suspeito é o culpado antes de revelar o verdadeiro criminoso. (Note: Muitas pessoas pensam que essa pessoa suspeita possa ser uma pista enganosa. Isso pode não ser correto).
Escreva o enredo de sua história.
Caso tenha mais de um enredo, não se preocupe. Escolha aquele que lhe despertar mais interesse e prossiga com ele. Você pode colocar os outros de lado para depois.
Escreva o primeiro rascunho.
Não tente resolver tudo de uma vez logo de início. O primeiro rascunho servirá para ordenar seus pensamentos e dar estrutura ao mistério.
Edite o primeiro rascunho.
Se quiser, você pode pedir para que alguém leia o rascunho e lhe dê ideias.
Escreva o segundo rascunho.
Dessa vez, certifique-se de que alguém o leia. Considere o conselho que seus “leitores-teste” derem. Considere se tais conselhos funcionarão bem com sua história, ou se tal conselho é bom ou não.
Continue escrevendo e editando até achar que o trabalho está bom.
Faça um final crível e não deixe pontas soltas.
Seus leitores não ficarão felizes com uma história inacabada, a não ser que ela seja propositalmente assim para fazer com que a pessoa busque a sequência da obra.
- Não se preocupe se a edição lhe tomar muito tempo. Não se esqueça de fazer pausas entre edição e escrita para dar descanso ao cérebro e para desenvolver melhor o enredo em sua mente.
- Há muitos estilos diferentes de mistério. Seguir o enredo “estereotípico” dos mistérios não é algo tão ruim. O problema não é o tipo de enredo, mas como você o usa. Há mistérios de ‘porta fechada’, de ‘venenos desconhecidos’ e de ‘pistas impossíveis’. Trabalhe com aquilo que preferir, ou invente um novo tipo de enredo. Dar chances para que o leitor resolva o mistério é uma boa ideia.
- Não se preocupe caso alguém faça uma crítica meio dura. Não leve as coisas para o lado pessoal caso alguém não goste de um ponto principal de seu mistério. Você não precisa mudar a história se quiser. Porém, tente obter o máximo de críticas possível. Diga às pessoas para serem perfeitamente honestas e prepare-se. Não se leve muito a sério.
- Tente criar personagens realistas: uma boa ideia é basear os personagens em pessoas da vida real. Eles não precisam ser cópias exatas de seus amigos e familiares – na verdade, eles podem ser seus extremos opostos. Certifique-se apenas de criar personagens consistentes.
- Você não precisa publicar sua história se não quiser – você pode arquivá-la para seu próprio divertimento. Porém, se quiser publicá-la, certifique-se de pesquisar as opções (a não ser que esteja escrevendo algo específico, como trabalhos escolares ou revistas de mistérios). Também é uma boa ideia pesquisar a publicação escolhida para garantir que você saiba qual o estilo dela, etc.
- Certifique-se de revisar seu trabalho.
- O final precisa ser “ágil”. Uma explicação longa de causas e efeitos deve ser precedida pelo momento “Eureca!” o tempo todo. De outro modo, ele seria muito chata. Sempre surpreenda o leitor, que está tentando resolver o mistério antes de você revelá-lo.
- Divirta-se. Não tente escrever por “necessidade”. Tudo bem demorar um pouco para encerrar a história – o que importa é que você a termine.
Reparei que você anda buscando mais mistérios. Há algo a vir?
ResponderExcluiruheauehauhe há sim, mas no momento é trancado a sete chaves :X
ExcluirQue post maravilhoso, tive que favoritar! Ando escrevendo umas coisas e uma história cresceu com "cara de mistério". De uns tempos pra cá decidi que não ia cobrar uma super obra literária de mim e ando fazendo tudo por diversão, o que é ótimo. Sem pressão, com dicas boas como essas, acho que posso escrever algo bom. Mas por enquanto vou postando num site de fanfics mesmo, até, quem sabe, escrever algo que valha a pena ser publicado.
ResponderExcluirraquelcarmim.blogspot.com
Raquel, me mande o link assim que possível de seu fanfic. Quero muito ler e torço para virar uma bela publicação. Abraços.
ExcluirQue blog lindo! Adorei as dicas, são mt boas. Bjs
ResponderExcluirPapos da Kah
Obrigada Kah, já sigo o seu (:
ExcluirÓtimas dicas!
ResponderExcluirSeguindo aqui. ♥
Beijos,
Isa.
http://www.verbosdiversos.com/
Oi Isa, já sigo o seu blog. Bjs.
Excluir